logoCAFE_ACAO
logoCAFE_ACAO

Mulher Sombra

01/03/2019

Olá Mulheres em Ação,

Neste artigo vamos falar sobre a dinâmica que muitas mulheres vivem priorizando as necessidades de outras pessoas e deixando de lado as suas próprias necessidades e seus sonhos.

Vou começar com uma pergunta para que você responda no final do artigo:

Por que é importante a gente sonhar ou ter um propósito de vida?

Vamos começar entendendo um pouco o conceito que eu trago de Mulher Sombra.

Eu dei esse nome, porque assim como já me vi muitas vezes vivendo os sonhos e propósitos alheios e deixando os meus sonhos e propósitos de lado, vejo muitas mulheres deixarem de seguir seus caminhos para viver os sonhos dos outros. Seja esse outro parceiro, filhos, amigos, pais, projetos alheios e por aí vai. Isso é muito comum.

Mas o que há de errado nisso?

Não há nada de errado nisso se for por um período, se for um sonho ou projeto em comum ou se você faz isso em paralelo com a busca dos seus próprios sonhos.

Somo seres únicos e complexos e cada uma veio aqui para deixar a sua marca, seja ela no seu microambiente ou no macroambiente.

Contribuir com o mundo é algo que nos preenche e nos enche de vida, tanto é que fazemos isso através da doação da nossa energia e atenção aos outros, mas acredito que cada uma de nós veio dar o seu recado, deixar a sua assinatura.

Viver os nossos sonhos traz vigor e alegria para a nossa vida. Dá sentido e enche de significado o nosso mundo interno. Não viemos para viver o sonho alheio! Podemos contribuir com o sonho do outro, mas nunca abandonar os nossos.

Mas como começamos a viver o sonho alheio?

Quando desacreditamos dos nossos sonhos, quando nos desconectamos tanto de nós mesmas que não sabemos identificar o que queremos sonhar.

Quais sonhos desacreditamos ser possível?

Um trabalho + significativo, uma viagem, um amor profundo, um novo conhecimento, fazer uma arte, viver experiências novas, enfim são muitos.

PRECISAMOS VOLTAR A IMAGINAR! ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL!

DAR COR A VIDA! VIVER DE CORAÇÃO! (COR + AÇÃO)! Colorir as nossas ações!

E o que mina os nossos sonhos?

Uma vida normativa demais, o excesso de adaptação e o MEDO.

Quando crianças acreditamos que podemos tudo daí vamos crescendo e começamos a duvidar dessas ideias seja porque nos ensinaram que é preciso ter os pés no chão como se os sonhos fossem inatingíveis (a dualidade: sonhos x realidade) ou porque não tivemos exemplos de pessoas que desafiaram o status quo e viveram seus sonhos e começamos a viver uma vida normal, sem riscos, aceitável e comum do ponto de vista social.

UMA VIDA LIMITADA, UMA VIDA BEM CHATA!

Mas a nossa alma é essencialmente criativa, sabe que viemos para contribuir e começa a nos impulsionar a buscar a nossa missão, viver a nossa verdade. Só que, já desconectadas de nós mesmas pelo excesso de adaptação a essa vida sem sabor, passamos a viver os sonhos dos outros e não os nossos próprios. Fazemos uma enorme confusão quando nos regozijamos pelas conquistas das pessoas que amamos. E mesmo que fiquemos felizes com o sucesso dos que amamos, ainda continuaremos ocas se não formos em busca dos nossos sonhos e ideais porque isso é inerente ao ser humano.

Aqui eu elenquei mais alguns motivos pelos quais não vivemos os nossos sonhos:

  • Medo de tentar;
  • Não saber o que sonhar;

Aqui vão 3 dicas bem bacanas:

Preste atenção nos seus sonhos – eles nos mandam mensagens da alma. Os sonhos estão contidos nos sonhos.

Lembre dos heróis da infância – eles são a nossa referência de valores que já observávamos na infância;

Descubra quais valores são importantes para você: Justiça, Ecologia, Compaixão, Humildade, Coragem, Fraternidade, Liberdade, Honestidade, Amor, Paz, Sabedoria e outros mais.

Os nossos valores são o combustível que alimentam os nossos sonhos!

Então não importa como vivemos até agora, vamos reverter essa situação? Buscar uma vida com maior significado para nós mesmas?

Comece a fazer o trabalho de escuta interna e volte a viver os seus sonhos, tenho certeza que você inclusive se surpreenderá com a energia enorme que essa nova perspectiva vai te dar e que fatalmente realizará seus sonhos se dedicar-se de verdade a realizá-los.

Conecte-se com com os seus valores de alma e vá em busca das suas realizações para que não seja sombra de ninguém. Foque a sua energia em sua felicidade e faça brilhar a sua estrela interior.  

E para resumir, agora que você voltou a sonhar vou deixar um mapinha básico para você começar a planejar os seus sonhos:

  1. Defina o seu objetivo/sonho;
  2. Energize-se – Alinhe o sonho aos seus valores para ganhar energia e entusiasmo;
  3. Revise o seu medo – Investigue quais são reais e quais são irreais;
  4. Use o senso crítico – faça considerações racionais;
  5. Planejamento – monte o seu plano de ação com metas, prazos, etc.;
  6. Comece com metas pequenas e fáceis – dê pequenos passos para não perder energia no começo e deixar o sonho ganhar corpo para os desafios maiores;
  7. Constância – sem pressa e sem pausa;
  8. Ação e avaliação da ação – acompanhe a evolução e faça os ajustes necessários;
  9. Comemore cada vitória;

Agora eu quero que vocês respondam a pergunta que eu fiz no início.

Por que é importante a gente sonhar ou ter um propósito de vida?

 Para conectar com os nossos valores essenciais e realizar o propósito da nossa alma.

Bora Sonhar?

Um beijo e um café!

Francine Sarmemto

Consultora Café e Ação 

 

Postado por cafe-e-acao


Aceita um CAFÉ?

Agende um horário e vamos conversar.

O primeiro café é gratuito.

Neste primeiro encontro vamos conversar um pouco para entender a sua necessidade e qual Consultoria é a mais indicada para o seu objetivo.

Depois deste primeiro encontro, definido o campo de atuação e as ferramentas e profissionais envolvidos, enviamos o  orçamento da Consultoria escolhida e após aprovação iniciamos o processo.

 Aguardo o seu contato.

Um beijo e um café!
Francine Sarmemto 

Av. Miruna, 1.569 -  Indianópolis - SP