logoCAFE_ACAO
logoCAFE_ACAO

Desenvolvimento Integral

14/03/2018

Olá Mulheres em Ação!

Trago uma questão muito bacana para a gente refletir: o nosso desenvolvimento integral.

Aprendemos desde cedo que os ciclos da vida são: nascer, desenvolver, reproduzir e morrer mas será que é para isso que estamos aqui? Será que nossa vida está baseada nessa construção? E se está por que vemos cada vez menos pessoas que tão bem cumprem o seu papel nesse ciclo, mas que não se sentem realizadas e completas? O que nos falta?

Somos seres muito complexos para respondermos essas questões de bate e pronto. Precisamos conversar com a nossa voz interior, entender o ambiente e a cultura que estamos inseridos e o momento da humanidade que vivemos para ampliar a discussão.  E aqui neste texto quero sugerir essa investigação.

Muitas pessoas que se dizem despertas também enfrentam esse vazio, esse sentimento de “falta algo mais” para dar sentido a existência. E o que será esse “algo mais”?

Uns se aventuram pelo caminho da espiritualidade, outros seguem pelo caminho psicológico e outros ainda preferem buscar no físico-material esse sentido maior da vida.

Para mim a resposta passa pelos três caminhos.   Acreditar em algo mais, exercitar a fé, abrir a mente para o que antecede, permanece e transcende os tempos, seja com que roupagem for, traz uma boa parte da resposta. Não importa a forma de exercício da fé se o princípio, o meio e o fim têm como base o amor. O resto é conflito do ego.

Olhar para o funcionamento psíquico que se baseia numa complexa interação de elementos biológicos, psicológicos e sociais e entender o nosso desenvolvimento emocional através dos ciclos de vida.

E por último mas não menos importante, buscar o nosso crescimento no mundo físico através do desenvolvimento, empoderamento e aperfeiçoamento dos nossos dons e talentos criando uma vida com maior qualidade e potencialidades no universo material. Nada há de errado nisso!

Todas essas áreas são pilares do desenvolvimento integral do ser humano. Se aqui distinguimos facilmente uma área da outra, na construção diária da vida todas as áreas se interpenetram e o equilíbrio de todas elas é fundamental para entendermos o sentido real na vida.

A separação destas áreas, mesmo havendo um super desenvolvimento na área escolhida promove o desequilíbrio do todo.

Uma pessoa pode ser extremamente conectada e desenvolvida espiritualmente mas se não olhar para as outras áreas ainda assim sentirá essa desconexão, essa incompletude essencial. E assim acontece também nas outras áreas, independente da área de preferência.

Por isso, acho importante trazer essa reflexão para nós mulheres que trilhamos um momento muito especial de regresso a nossa energia e identidade originária, para realizarmos um trabalho de despertar integral, olhando não só as nossas questões femininas como exercer o nosso protagonismo na vida emocional, espiritual e físico-material.

Muitos são os caminhos do despertar, porém poucos são os pontos de convergência desses caminhos. Refletirmos sobre a importância desse olhar integral é fundamental para avançarmos com coerência e embasamento estruturado. Fortes bases são perenes no tempo. Se assim fosse antigamente, talvez não tivéssemos perdido a nossa voz. (aqui é apenas uma suposição.)

Vamos fortificar nossas raízes, solidificar as bases através do desenvolvimento integral das três áreas: espiritual, psicológica e físico-material para termos uma vida pessoal e social com maior sentido e verdade, vivermos com integridade e maturidade toda a potência do nosso ser.

Um beijo e um café!
Francine Sarmemto

Postado por multifaces


Aceita um CAFÉ?

Agende um horário e vamos conversar.

O primeiro café é gratuito.

Neste primeiro encontro vamos conversar um pouco para entender a sua necessidade e qual Consultoria é a mais indicada para o seu objetivo.

Depois deste primeiro encontro, definido o campo de atuação e as ferramentas e profissionais envolvidos, enviamos o  orçamento da Consultoria escolhida e após aprovação iniciamos o processo.

 Aguardo o seu contato.

Um beijo e um café!
Francine Sarmemto 

Av. Miruna, 1.569 -  Indianópolis - SP