logoCAFE_ACAO
logoCAFE_ACAO

Boas Festas! Mas antes…

19/12/2018

Olá, Queridas Mulheres,

O ano está chegando ao fim. Mais um ano se encerra na nossa trajetória de vida com muitas experiências boas e não tão boas também. 

E o que podemos aprender de tudo que vivemos em 2018?

Quais ações ou falta delas trouxeram consequências boas ou ruins na nossa vida?

Quais escolhas foram acertadas e quais foram equivocadas?

Quais objetivos foram alcançados?

Quais sonhos foram realizados?

Percebeu algum padrão no seu comportamento?

Estas e outras perguntas devem ser feitas para nós mesmas para entendermos cada vez mais como funcionamos, quais os nossos padrões de comportamento, o que traz benefício para nós e para o nosso entorno, o que não faz mais sentido manter em nossas vidas e por aí vai.

Analisar o ano que passou é um ótimo modo de estudar um pouco mais a nós mesmas. E por que isso tudo? Para que fazer esse estudo?

Para entender o ano que passou em todas as suas nuances, o que foi provocado por nós e o que veio do mundo externo, como afetamos a nós e o nosso entorno e assim nos prepararmos melhor para o ano que virá. Trazer consciência do que afetamos com o nosso comportamento e o que nos afeta também.

Deixar a vida fluir sem refletir sobre as nossas ações e os acontecimentos, faz com que percamos uma enorme oportunidade de aprender e amadurecer com os passos dados.

Então, antes de comemorarmos o novo ano, vamos nos conectar em profundidade com este ano que está findando. Vamos anotar as receitas boas que deram certo; reciclar as experiências que já não nos servem mais; agradecer todo aprendizado e agora, um pouco mais sábias, planejar o ano que virá ciente dos bons e dos maus passos que damos na vida, buscando aprender e evoluir sempre e a cada ano subir um degrau a mais na escada do bem-viver.

Isso é evoluir. Aprender com o passado e construir o futuro com maior sabedoria.

E como dica, deixo um pequeno exercício de reflexão para ajudar na tarefa.

Como estamos falando das nossas ações, pensei que falar um pouco sobre o autodomínio seria um bom começo nesse processo de autoanálise. Mas essa é só uma das inúmeras possibilidades que você pode utilizar, siga sempre a sua bússola interna: o seu coração.

Vamos lá?

Para que serve o autodomínio?

  • Potencializar a oportunidade/bem que somos para nós mesmas e para os demais.

  • Evitar que sejamos um risco/mal para nós mesmos e para os demais.

Bloqueadores do Autodomínio:

  • Fraqueza de vontade (acrasia);

  • Confusão de propósitos e valores;

  • Apelo ao último recurso (por conta de: desespero, desemprego, sobre endividamento);

  • Egocentrismo / Narcisismo / Indiferença;

  • Tentação /Ganância;

  • Orgulho, vaidade, inveja, raiva, desejo de vingança;

  • Ignorância ou confusão sobre a conduta correta;

  • Vida excessivamente complexa (ou confusa);

  • Pressão por resultados;

  • Medo de perder ou não conseguir algo (conforto, status…);

Olhando para dentro:

  • Costumo acabar o que começo? Abandono meus propósitos com mais frequência do que gostaria?

  • Sou capaz de me dedicar intensamente a projetos que podem demorar? Ou começo as coisas com entusiasmo, mas perco o interesse ao longo do tempo?

  • Tenho dificuldade em manter o foco em projetos de longo prazo?

  • Tenho coragem para realizar propósitos/projetos mesmo diante de adversidades? Ou deixo-me abalar pelos fracassos e dificuldades?

  • Tenho facilidade para adquirir novos hábitos? E para abandonar os velhos?

  • Sei o que quero? Sei o que necessito?

Esse é um pequeno, mas profundo exercício de autoanálise. Se desejar responder, seja honesta e não se cobre pelas respostas que não lhe parecem boas neste momento. Viver é evoluir e ter coragem para enxergar como somos verdadeiramente é o que nos possibilita ir em busca da melhoria contínua, mas sempre respeitando nossos limites, sendo compreensivas com o nosso processo e carinhosas com nós mesmas.

A liberdade é um privilégio, ou seja, é para os poucos que têm a coragem (virtude) de assumir os destinos de suas próprias vidas.

O autodesenvolvimento é um processo contínuo que fazemos sem pressa e sem pausa, buscando crescer um pouquinho mais a cada fase da vida. Orgulhe-se dos passos dados e comemore a vida, que no final das contas, viver bem e em harmonia conosco, com os demais e com o nosso planetinha é o que importa.  

Desejo a todas excelentes festas com muito amor e alegria e que no ano novo vocês se façam especialmente felizes!

Um beijo e um café!
Francine Sarmemto

Postado por cafe-e-acao


Aceita um CAFÉ?

Agende um horário e vamos conversar.

O primeiro café é gratuito.

Neste primeiro encontro vamos conversar um pouco para entender a sua necessidade e qual Consultoria é a mais indicada para o seu objetivo.

Depois deste primeiro encontro, definido o campo de atuação e as ferramentas e profissionais envolvidos, enviamos o  orçamento da Consultoria escolhida e após aprovação iniciamos o processo.

 Aguardo o seu contato.

Um beijo e um café!
Francine Sarmemto 

Av. Miruna, 1.569 -  Indianópolis - SP